ROTA CONCELHIA DE AÇÃO PELO CLIMA

Testemunho
Compromissos e Ações

A Rota desafia os participantes a comprometerem-se individual e coletivamente a AGIR PELO CLIMA.
Assim, existem listas de compromissos para os alunos, para a escola e para o município que devem ser preenchidas ou completada.
Nas atividades a realizar durante a Rota, podem e devem participar diversos elementos da comunidade educativa recomendando-se, se possível, que algumas atividades de Ações Pelo Clima façam parte do programa de receção à outra escola. Algumas das Atividades podem/devem ser realizadas   num espaço verde do concelho e/ou durante o percurso da Rota.
O projeto materializa-se ainda num conjunto de elementos que dão corpo à concretização dos objetivos propostos. Os materiais da Rota (testemunhos do aluno, escola e pergaminho da escola, caixa dos compromissos e bandeira da Rota) são fornecidos pela ABAE.

Testemunho

O Testemunho consiste na “Caixa dos Compromissos”, que contem os compromissos das escolas e a bandeira com o símbolo da Rota Concelhia de Ação pelo Clima.
Será transportado durante a Rota iniciando o seu percurso na primeira escola e terminando na última. Cada escola poderá ainda, se quiser, fazer-se acompanhar com a sua bandeira Eco-Escolas durante o percurso em que transporta o Testemunho.
O Testemunho, deverá ser entregue pela última escola ou por uma delegação de representantes das várias escolas, ao Presidente da Câmara ou seu representante.

Compromissos

Os compromissos são individuais (ex: motivar a família e amigos para se preocuparem e agirem pelo ambiente; separar os resíduos todos os dias; participar em pelo menos uma ação de limpeza de um espaço público por ano; entre outros) e coletivos de ação pelo clima (ex: promover práticas colaborativas e desenvolver projetos assentes na interdisciplinaridade; Realizar a monitorização e avaliação de ações concretas com impacto positivo em termos de sustentabilidade na escola e/ou comunidade; entre outras).
Os compromissos da Escola a Município serão previamente enviados para os respetivos locais.
Deverão ser preenchidos e assinados pelo Diretor da Escola e Presidente da Câmara respetivamente.
Nas costas dos respetivos pergaminhos deverão recolher as assinaturas dos cidadãos e comunidade educativa que subscrevam e se identifiquem com os compromissos assumidos.

Os compromissos individuais devem ser registados online

COMPROMISSO INDIVIDUAL | registar aqui

Ações

Recomenda-se, caso seja possível, envolver nas atividades elementos da outra escola que entrega os testemunhos e/ou outros elementos da comunidade educativa.

EXEMPLOS DE ATIVIDADES NA ESCOLA

• Realizar, apurar e comunicar os compromissos
  • Cuidar da horta
  • Lanche sustentável de produtos da horta /locais
  • Organizar debates
  • Promover dias de mobilidade sustentável
  •  Calcular a pegada carbónica da escola
  •  Recorrer à gamificação. Exemplo Kahoot ClimACT
    etc

EXEMPLOS DE ATIVIDADES NUM ESPAÇO VERDE

• Limpeza e análise dos resíduos  “em busca dos suspeitos do costume”
  • Erradicação de Infestantes
  • Identificação de espécies
  • Pic-nic sustentável
  • Aula ao ar livre
  • Recolha de sementes
  • Atividades lúdicas e desportivas
  • Plantação de árvores (só onde podem ser cuidadas e preferencialmente de nov a fev)
    etc.

EXEMPLOS DE ATIVIDADES DURANTE A ROTA

• Realizar preferencialmente os percursos a pé ou de bicicleta recorrendo a um sistema de “estafeta se necessário”
  • Transportar a sua bandeira Eco-Escolas juntamente com o Testemunho
  • Recorrer preferencialmente ao transporte público quando os percursos ou parte deles não podem ser feitos a pé ou de bicicleta
  • Reportar aspetos de interesse para agilizar a mobilidade sustentável (exemplo, passeios rebaixados, passadeiras, semáforos, estacionamento proibido, acalmia de tráfego, etc))
  •  Realizar a limpeza dos espaços públicos durante o percurso
  • Realizar um eco-trilho durante o percuro da Rota (recorrendo por exemplo à aplicação Wikilock)
    etc.

O que é a Rota
Objetivos, metas e descrição da “Rota Concelhia de Ação pelo Clima”. >>
Participar | inscrição
Podem participar todos os municípios parceiros Eco-Escolas que devem começar por se inscrever na plataforma. Após essa inscrição as escolas do concelho são convidadas a aderir devendo realizar a inscrição no mesmo local.
Consulte os prazos para as diversas fases da atividade. >>

Concretizar a Rota
Para a concretização da Rota é fundamental o papel: do município no planeamento, envolvimento da sua comunidade e comunicação; das escolas que se comprometem e realizam a Rota; da ABAE que apoia, coordena, envia os testemunhos e comunica. >>
Ações e Compromissos
Durante a Rota serão realizadas ações pelo clima relacionadas nomeadamente com a mobilidade e valorização dos espaços verdes.
Todos os envolvidos: crianças, jovens, comunidade educativa, escola e município, são convidados a assumir compromissos individuais e coletivos tendo em vista as metas 2030. >>
Municípios em Rota
Veja aqui quem já aderiu à Rota >>

Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE)