ROTA CONCELHIA DE AÇÃO PELO CLIMA

Participar na Rota

Como participar | inscrições e público alvo:

O projeto inicia-se com a adesão do município. Para aderir ao projeto o técnico do município deverá realizar a sua inscrição na Plataforma Eco-Escolas. Após a inscrição do município, as Eco-Escolas que pretendem participar deve também inscrever-se na Plataforma Eco-Escolas.
Podem participar todos os municípios parceiros Eco-Escolas-ABAE, que se comprometam em organizar, em conjunto com a sua comunidade educativa, um circuito entre as escolas do concelho, incluindo as Eco‐Escolas.
As escolas a envolver podem ser de qualquer grau de ensino: do jardim-de-infância ao ensino superior.

Como participar | prazos:

Inscrição no projeto – municípios: 1.ª fase até 31 de janeiro | 2.ª fase até 3 de março
Inscrição no projeto – escolas: até 15 de março
Planeamento da rota: até 30 de março
Concretização da rota: até 30 de maio – idealmente a 22 de abril
Comunicação e divulgação: até 30 de junho

Prémios

A ABAE premiará com a ajuda de parceiros, pelo menos um município que concretizou a Rota de forma completa, bem como as suas escolas.
(prémios a designar)

O que é a Rota

Objetivos, metas e descrição da “Rota Concelhia de Ação pelo Clima” >>

Participar | inscrição

Podem participar todos os municípios parceiros Eco-Escolas que devem começar por se inscrever na plataforma. Após essa inscrição as escolas do concelho são convidadas a aderir devendo realizar a inscrição no mesmo local.
Consulte os prazos para as diversas fases da atividade.

Concretizar a Rota

Para a concretização da Rota é fundamental o papel: do município no planeamento, envolvimento da sua comunidade e comunicação; das escolas que se comprometem e realizam a Rota; da ABAE que apoia, coordena, envia os testemunhos e comunica. >>

Ações e Compromissos

Durante a Rota serão realizadas ações pelo clima relacionadas nomeadamente com a mobilidade e valorização dos espaços verdes.
Todos os envolvidos: crianças, jovens, comunidade educativa, escola e município, são convidados a assumir compromissos individuais e coletivos tendo em vista as metas 2030. >>

Municípios em Rota

Veja aqui quem já aderiu à Rota >>

Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE)